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A variação do volume de combustível diesel em função da temperatura em postos de fazenda

volume de combustível

Você atua no setor de recebimento de combustível e reabastecimento de máquinas agrícolas em uma fazenda? Então certamente você já percebeu que, algumas vezes, o volume de diesel descarregado foi menor que o volume comprado.

Esse fenômeno é relativamente comum, principalmente em dias muito frios e tem relação com a capacidade dos combustíveis de dilatar ou contrair de acordo com a temperatura ambiente.

O inverno está chegando, e provavelmente você perceberá uma variação do volume de combustível que chega ao tanque da fazenda, precisando adotar medidas para calcular isso.

Saiba então como ocorre essa variação do volume de combustível em dias frios e veja como calcular essa diferença da melhor forma.

Por que há variação no volume de combustível em dias frios?

Depois de fechar a compra de combustíveis para reabastecimento das máquinas agrícolas, você, no papel de receber o volume de combustível na fazenda, percebe que foi descarregado menos combustível do que foi comprado.

Esse tipo de situação não é tão incomum quanto se pensa, afinal, podem existir diversas razões para que isso ocorra.

A primeira situação que nos vem à cabeça é a sensação de ter sido enganado pelo fornecedor ou pela transportadora. Porém, essa nem sempre é a situação real.

A variação pode ter ocorrido motivada pelo fenômeno químico conhecido como dilatação volumétrica de materiais, que é um tipo de dilatação térmica.

Neste fenômeno, quando a temperatura de um determinado material aumenta ou diminui, seu volume também vai aumentar ou diminuir. 

Dessa forma, na hora de fazer a reposição dos combustíveis no posto da fazenda, o volume de combustível armazenado em um caminhão-tanque pode ser reduzido ou aumentado de acordo com a redução da temperatura ambiente, o que resultará em um volume bruto relativamente diferente quando do momento do enchimento dos tanques da fazenda.

Porém, é importante salientar que essa variação do volume do combustível costuma ser bem reduzida. Por isso, variações muito grandes precisam ser melhor investigadas.

A legislação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostra que quando for constatada perda do estoque físico de combustível superior a 0,6%, caberá ao Posto Recebedor proceder à apuração das causas e, se detectado vazamento para o meio ambiente, providenciar os reparos necessários.

O mesmo acontece se a variação for superior ao limite máximo (Sobra 0,6%), devendo ser acompanhado durante o processo do recebimento até a queima nas máquinas se os volumes em litros manterão essa sobra, ou essa falta.

Como conhecer a real massa de diesel que recebo em uma compra

As distribuidoras realizam o carregamento do diesel corrigindo seu volume a 20ºC de temperatura. Caso a temperatura ambiente estiver menor ou maior que isso, a diferença do volume é perceptível, porém a massa específica permanece a mesma.

É importante sempre conferir as escotilhas do caminhão tanque para ver se o nível do produto está na marca do Inmetro (indica litros).

Entenda como calcular a real massa de diesel que a fazenda está recebendo:

1 – Com balança para pesagem do caminhão (desejável); 

– Densidade do Diesel informada no boletim de conformidade entregue pelo fornecedor junto ao combustível, 0,82 a 0,865 (gramas/litro). 

– Volume em litros na nota fiscal em litros.

Vamos para um exemplo:

– Nota fiscal de Diesel com 23.000 litros e densidade de 0,84 (dados de boletim de conformidade, obrigatório na entrega do Diesel na Fazenda).

O cálculo é: 23.000×0,84 = 19.320 kg deve pesar a carga de Diesel.

 2- Sem balança para pesagem do caminhão;

– Conferir na escotilha do caminhão tanque, que irá descarregar o nível o produto na marca do Inmetro (seta). Dependendo da temperatura, do carregamento e a ambiente, pode estar um pouco acima (sobra) ou abaixo (falta);

– Medir o estoque antes de receber o Diesel;

– Medir o estoque após o recebimento do Diesel;

A diferença admissível pela ANP (Agência Nacional de Petróleo e BioCombustíveis) é de 0,6% para mais ou para menos.

Se o volume em litros descarregado estiver dentro deste parâmetro, você está recebendo a massa específica que comprou para o posto de sua fazenda.

Lembrando que essa variação não deve ser sempre de falta. Caso isso ocorra, procure imediatamente seu fornecedor.

Tenha um sistema de medição do tanque e saiba exatamente qual é a variação

Os sistemas automáticos de medição de tanques, quando instalados nos tanques da fazenda, ajudam com a redução do desperdício de tempo com a medição manual e a otimização da gestão de estoque de combustível da fazenda. Sua utilização é fundamental para calcular corretamente o impacto que a variação de temperatura terá sobre o estoque. 

Um desses sistemas é o FUEL360, desenvolvido pela Nuntec Agro. Com essa plataforma de gestão, você conseguirá verificar os efeitos do frio no volume de combustível, além de garantir se há a existência ou não de fraudes ou desvios de combustíveis.

A plataforma permite ainda obter relatórios automáticos de recebimento de combustível pelos tanques, etapa fundamental para acompanhar o processo de reposição do estoque dos tanques de abastecimento da fazenda.

 

Quer saber mais sobre o FUEL 360? Então confira o site da Nuntec Agro e saiba muito mais.

 

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