Saiba como calcular a média de consumo de diesel de máquinas agrícolas e qual é a importância desse cálculo.
Com o avanço da produtividade da agricultura, a mecanização agrícola ganha destaque. Porém, esse aumento da mecanização vem associado ao aumento da demanda por combustíveis, e isso influencia bastante nos custos da operação agrícola. Por isso, calcular a média de consumo de diesel de cada máquina torna-se uma necessidade importante.
Quando realizado corretamente, este cálculo ajuda a mensurar o desempenho da máquina agrícola, pois contribui com a redução do consumo e ajuda a buscar configurações no trator que melhorem a média de consumo de diesel.
Porém, mesmo sendo um cálculo simples, muitos gestores rurais ainda têm dificuldades em realizar a média de consumo de diesel. Essa é também a sua dúvida? Então acompanhe nosso post de hoje!
Você sabia que dentre os custos com o maquinário agrícola, combustível e lubrificante representam entre 16 e 45% dos custos totais?
Essa grande variação nos custos irá depender do terreno que a operação está sendo exercida, além do tipo de operação realizada, tipo de combustível e das horas trabalhadas pela máquina, esse último parâmetro sendo mensurado por meio de horímetros.
Dessa forma, para mensurar a média de consumo de diesel das máquinas, o produtor pode optar pela mensuração do consumo específico de cada máquina agrícola, permitindo, inclusive, a comparação da eficiência entre máquinas semelhantes em potência e tipo de ação realizada.
Além disso, o detalhamento da média de consumo de diesel e de outros custos são fundamentais para a verificação de erros e melhorias, auxiliando na tomada de decisão certeira e segura.
Para mensurar a média de consumo de diesel de máquinas agrícolas, a medição precisa ser feita em litros por hora trabalhada (l/h).
Alguns fabricantes fornecem no manual de serviço de suas máquinas agrícolas uma tabela com esses valores explícitos. Porém, na maioria das vezes será preciso calcular o consumo médio estimado considerando três itens:
Com base nessas informações e no preço do combustível, será possível prever com certa segurança qual será o gasto de cada máquina, isso permite a construção de um orçamento mais próximo da realidade na hora do reabastecimento.
Em condições ideais, o consumo médio de motores a diesel é de 0,15 l/CV.h, ou seja, em uma hora de funcionamento, o motor usa 0,15 L de combustível para cada CV de potência de trabalho da máquina.
Nenhuma máquina agrícola funciona em potência máxima (100%), sem interrupções, por um dia inteiro. Algumas são desligadas de tempos em tempos, outras exigem maior força em apenas uma parte dos ciclos.
Por isso, nos cálculos de média de consumo de diesel, utiliza-se um índice de correção que varia de acordo com a intensidade de uso, entre valores de 0% a 100% – é o chamado “Fator de potência”. A tabela a seguir ajuda a estimar esse valor.
Assim, para a base do cálculo, pode-se adotar os usos de intensidade baixa, média e alta, com fatores de potência de 40%, 55% e 75%, respectivamente.
A potência da máquina está relacionada à sua força, onde quanto maior esse valor, maior será a “força” da máquina. A potência nominal é encontrada no manual do equipamento e pode ser medida em HP (do inglês “Horse Power”) ou cv (cavalo vapor).
Em uma situação hipotética, considere um trator a diesel com 134 CV de potência. O equipamento faz suas atividades em um ritmo normal, sem correria nem tempo ocioso.
Assim, fica a questão: qual será a média de consumo de diesel desse trator?
Para chegar a esse valor, alguns poucos passos serão necessários:
O trator em questão trabalha em intensidade média (fator de potência = 55%) e tem motor a diesel (consumo médio de 0,15 l/CV.h).
Por fim, basta multiplicar esses fatores que você terá o consumo horário de combustível do trator.
Consumo horário de combustível = Potência nominal x fator de potência x consumo do motor
Consumo horário de diesel = 134 CV x 0,55 x 0,15 l/CV.h
Consumo horário de combustível = 11,055 l/h
Ou seja, a média de consumo de diesel por hora dessa máquina é de 11,05 l/h.
Embora seja um cálculo simples, ele é muito eficiente para obter o resultado que você busca e descobrir a média de consumo de diesel das suas máquinas agrícolas.
Vale lembrar que esses cálculos geram estimativas. Para cálculos mais realistas e precisos, a recomendação é adotar sistemas mais específicos, como é o caso do FUEL360, sistema desenvolvido pela Nuntec Agro
Se você ainda tiver dúvidas, não se esqueça de solicitar ajuda clicando aqui ou ler outros conteúdos em nosso blog. Até a próxima!
1 Comment
A padronização em uma plataforma eletrônica traz a vantagem da precisão além de os horimetos trocados, não zeram a referência das máquinas.