Você vai abastecer seus caminhões e tratores na fazenda? Então veja quais são as boas práticas para ter um armazenamento de combustível mais seguro.
Uma das grandes preocupações mundiais na atualidade são os cuidados com o meio ambiente. Neste cenário, qualquer detalhe pode fazer a diferença para tornar o mundo mais sustentável, como por exemplo, o correto armazenamento de combustível na fazenda.
Nas fazendas, a simples adoção de boas práticas de armazenamento de combustível podem representar um importante diferencial para tornar o processo mais sustentável, seguro e eficiente.
Mas você sabe quais são essas boas práticas e como seguir as regulamentações quanto ao armazenamento de combustível em sua fazenda?
Pensando nessa dúvida, listamos as principais boas práticas que você deve ter nos pontos de abastecimento dentro da sua fazenda visando um armazenamento de combustível mais seguro e sustentável.
Também conhecidos como sistemas de armazenamento aéreo de combustíveis (SAAC), os pontos de abastecimento da fazenda exigem o uso de alguns equipamentos essenciais.
Estes devem ser adequados às propriedades químicas e características técnicas do produto armazenado, sempre seguindo orientações de cada fabricante e dos órgãos reguladores.
Além disso, na especificação de equipamentos e materiais para uso no SAAC você deve observar aspectos como classe de pressão e temperatura de trabalho, adequando-os à necessidade.
Entre esses equipamentos, as boas práticas de armazenamento de combustível exigem:
Um dos problemas mais devastadores do ponto de vista ambiental são os vazamentos em tanques de armazenamento de combustível. Para evitar este problema, boas práticas que você deve adotar são:
Em processos de armazenamento de combustível na fazenda, o aterramento é uma prática de suma importância para a dissipação de cargas de eletricidade estática, uma vez que ele absorve a corrente elétrica acumulada dos aparelhos e direciona para a terra.
O aterramento nessas situações tem papel essencial para minimizar riscos de acidentes, incêndios e explosões em sua fazenda.
Assim, a instalação do sistema de aterramento deve atender a ABNT NBR 5419. No ponto de descarregamento deve ser assegurada a equipotencialidade do conjunto tanque/caminhão utilizando dispositivos de conexão elétrica interligando os dois reservatórios.
Além das boas práticas no armazenamento de combustível é preciso também adotar alguns cuidados quanto ao momento de abastecimento de caminhões e tratores. Assim, as seguintes boas práticas devem ser adotadas neste momento:
Além de todas as boas práticas citadas, o uso da tecnologia também se configura como uma estratégia essencial para contribuir com o melhor armazenamento de combustível na sua fazenda.
Um exemplo são os sistemas automáticos de medição de tanques, que são essenciais para mensurar variações do volume de combustível que pode ocorrer nos tanques. Estes sistemas ajudam na redução do desperdício, além de ajudar a otimizar a gestão de estoque de diesel da fazenda.
A tecnologia também ajuda a medir o consumo de combustível de cada máquina agrícola da fazenda, controlando assim os “vilões do consumo de diesel” que podem acontecer na sua fazenda.
Hoje em dia, há softwares responsáveis por coletar, organizar e disponibilizar, em tempo real, todos os dados de consumo de diesel, tornando o consumo e o armazenamento de combustível mais eficiente.
Esse é o caso do FUEL360, uma ferramenta essencial que o ajudará a adotar as melhores práticas durante o armazenamento de combustível na sua fazenda.
Quer saber mais? Então veja quais são os impactos que a falta de controle do uso do diesel pode ocasionar na sua fazenda.