A produtividade da agricultura brasileira cresce safra após safra. Somos eficientes e muito produtivos. Mas, para manter isso, controlar custos é fundamental. Uma das medidas para fazer isso é rastrear o diesel, item amplamente utilizado por máquinas agrícolas.
Desta forma, um dos principais desafios de uma frota de máquinas agrícolas é conseguir evitar perda financeira e conquistar maior controle e rastreamento de combustível utilizado para abastecimento da frota.
Além de ser uma das principais despesas da frota, o preço de combustíveis costuma variar muito (principalmente para cima), portanto, rastrear o diesel é um ponto fundamental para melhorar controle de custos e equilibrar a margem de lucro da fazenda.
Mas você sabe como rastrear o diesel? Leia nosso artigo de hoje, vamos ajuda-lo!
Você sabe qual é o ciclo que o diesel percorre na fazenda assim que ele é entregue pela transportadora? É bastante simples:
Assim que é entregue na fazenda pelo caminhão tanque da transportadora, o diesel é despejado em tanques alocados nas dependências da fazenda. Em seguida, esse diesel será transferido para dois destinos diferentes.
O primeiro destino é para abastecimento direto de máquinas agrícolas. Já o segundo destino são os chamados caminhões comboio, que acompanham a frota agrícola até a área de trabalho, abastecendo máquinas e caminhões, quando necessário.
Agora imagine o que seria do controle de abastecimento de diesel ou dos custos sem que a fazenda tenha o devido rastreamento tanto do destino quanto da quantidade de combustíveis utilizada?
Muitas poderão ser as consequências, mas certamente as principais consequências serão:
Em contrapartida, se você rastrear o diesel usado na fazenda, desde a chegada do caminhão da transportadora até o seu uso nas máquinas agrícolas, os benefícios serão vastos, como veremos a seguir.
Aqui em nosso blog já falamos quais são os impactos que a falta de controle de diesel terá sobre os resultados da fazenda. Uma das formas de reduzir tais impactos é rastrear o diesel utilizado na fazenda.
Conhecido como um dos alicerces de um sistema de gestão da frota agrícola, o ato de rastrear o diesel que será utilizado na fazenda permite:
Com um software esse produtor tem a possibilidade de programar alertas quando o combustível atingir um determinado limite mínimo.
O uso da rastreabilidade traz vantagens para todas as atividades relacionadas ao agronegócio. Com o consumo de diesel pelas máquinas agrícolas não é diferente. Por isso, se você deseja rastrear o diesel na sua fazenda, você deve investir em um bom software de gestão agrícola, como é o caso do Fuel 360.
O Fuel 360 é uma verdadeira plataforma de eficiência energética da frota agrícola. Ele tem diferenciais bastante interessantes quando o assunto é rastrear o diesel.
Entre os diferenciais, o Fuel 360:
O Fuel 360 oferece ainda coletores de dados e automatizados das bombas do posto de abastecimento interno e ou comboio de abastecimento, apontando as informações de operadores, usuários e operações.
Com a instalação de sensores nas bocas de tanque e módulo de captura automática de odômetro ou horímetro, o coletor de dados também faz a captura automática de identificação, horímetro ou odômetro das máquinas ajudando na busca pela máxima eficiência energética da atividade.
Com essa estratégia de rastreabilidade, você conseguirá rastrear o consumo de diesel na fazenda, que o ajudará a ter uma frota agrícola mais econômica e segura.
Você quer rastrear o diesel na sua fazenda? Então conheça o FUEL360 e tenha todas as informações na palma da mão.